Como evitar acidentes com as crianças no condomínio

Publicado por Bruno Moura

Como evitar acidentes com as crianças no condomínio

3 min leitura

Para que as crianças possam se divertir com tranquilidade, conforto e segurança há uma necessidade de cuidados com a estrutura física dos espaços compartilhados, e definir regras de uso para cada um deles.

Confira quais locais precisam de maior atenção e quais as medidas devem ser tomadas para garantir a segurança dos pequenos!

Piscinas

A piscina é um dos locais que mais ocorrem acidentes, então merece uma atenção especial para evitar que isso ocorra. Tais como, a instalação de ralos anti aprisionamento, pisos antiderrapantes, serviço de salvamento, entre outros, são apenas prevenções simples contra afogamentos e demais acidentes. Mesmo levando em conta todos esses detalhes, é importante delimitar regras rígidas para a permanência das crianças nesse espaço. Sendo necessário estipular uma idade permitida para a utilização das piscinas e exigir a presença de um adulto ou responsável no local.

Academia

Às vezes a mãe ou o pai querem fazer exercícios, mas não têm com quem deixar a criança. Então, acham que tudo bem deixar a criança brincando no local. Aqui, o ideal é lembrá-los das regras do condomínio e solicitar que a criança não permaneça no local.

Playground

Apesar de ser um espaço destinados para as crianças, os playgrounds causam muita agitação e além de divertidos, podem também ser perigosos. Dessa forma, o condomínio tem a função de realizar algumas adaptações como colocar um piso antiderrapante, além de realizar manutenções e vistorias frequentes nos brinquedos, exigir a presença de um responsável ou adulto no local e estipular idades apropriadas para uso de certos tipos de brinquedos.

Escadas

Como as crianças costumam correr nas escadas, elas são lugares propícios para quedas. Uma forma eficaz de evitar acidentes é usar piso ou faixas antiderrapantes e colocar um corrimão na altura das crianças.

Garagens

As crianças às vezes usam a garagem do condomínio para brincar e como sabemos isso é extremamente perigoso. É imprescindível que nunca devem estar desacompanhadas. Por serem pequenos, muitas vezes ficam no ponto cego do carro, o que facilita a ocorrência de um acidente. A forma de prevenir que isso ocorra é impedir o acesso delas ao local sem acompanhamento de um responsável.