Tudo que você precisa saber para economizar energia no seu condomínio

Publicado por Bruno Moura

3 min leitura

Um dos maiores gastos dentro de um condomínio, tanto horizontal quanto vertical, é o gasto com energia elétrica. Portanto, se faz necessário a utilização inteligente de todos os aparelhos elétricos, elevadores, lâmpadas etc. Gerenciar e realizar um estudo sobre os gastos com energia é um dever essencial do síndico de cada condomínio. É bem interessante utilizar de mão de obra especializada nesses casos.

Cuide da iluminação do condomínio

Uma dica interessante para economizar energia é fazer um estudo sobre a iluminação das partes comuns do condomínio. Especialistas em iluminação ou arquitetos são as pessoas ideais para realizar esse tipo de estudo.

A maioria das pessoas só pensam que basta trocar todas as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED e já é o suficiente. Esse é um erro muito comum, pois cada local necessita de um tipo específico de iluminação. Portanto, um estudo com profissionais pode entregar uma iluminação melhor e aliar isso a diminuição de custos.

Outra dica é utilizar a luz natural do Sol para iluminar ambientes durante o dia. Abra janelas, persianas e cortinas!

Dica:

Para saber a potência de lâmpadas LED observe a medida de Lumens na embalagem

Sensores e temporizadores

Uma maneira muito simples de economizar energia é a utilização de sensores de presença com temporizadores em banheiros, corredores e áreas comuns em geral. É de extrema importância que os temporizadores estejam configurados de maneira correta. Isso evitar que as lâmpadas tenham que acender mais de uma vez enquanto a uma pessoa ainda esteja passando pelo ambiente. Por exemplo, o temporizador de um banheiro deve permanecer a iluminação ativa por mais tempo do que em um corredor. Uma alternativa interessante é utilizar sensores solares em ambientes abertos para que as lâmpadas desliguem automaticamente quando o sol nascer.

Elevadores

Em condomínios verticais o gasto com energia elétrica oriunda de elevadores é alto. Uma alternativa é utilizar elevadores mais modernos que economizam energia elétrica. Em horários de pouco uso desligue um dos elevadores, pois apenas um é suficiente para suprir a demanda da madrugada.

Incentive a atividade física e economize

O síndico pode utilizar incentivos para uma melhor saúde dos moradores incentivando os mesmos a utilizarem mais as escadas, principalmente para as pessoas que moram nos primeiros andares.

Energia Solar

As placas solares estão ficando cada vez mais baratas. Portanto, o uso delas para economizar na conta de energia é um opção super válida. Fale com o seu síndico, faça um orçamento para colocar placas solares em lugares estratégicos, principalmente para suprir o uso das áreas comuns. Além de economizar dinheiro, também ajuda a natureza por ser uma forma limpa de geração de energia.

Compras

É importante criar modalidades de compra para não deixar o valor do condomínio muito caro. No caso de compras mensais/trimestrais é interessante fazer acordos com tipos específicos de fornecedores para conseguir preços especiais. Muitos fornecedores oferecem descontos para compras recorrentes ou em grande quantidade. No caso de grande quantidade, dependendo do desconto compensa avaliar a situação de comprar todo o material pro ano todo de uma só vez.

Uma alternativa interessante para casos em que o valor do condomínio não pode aumentar muito, realize as compras por ambiente. Defina as prioridades de mudanças por ambiente do condomínio, assim esses gastos podem ser diluídos ao longo dos meses.