Conheça os Condomínios Sustentáveis
Publicado por Bruno Moura
4 min leitura
Esse novo modelo de condomínio visa se preocupar com o meio ambiente e sustentabilidade. Os condomínios sustentáveis estão crescendo cada vez mais no mercado imobiliário. Essa categoria de empreendimento vale tanto para condomínios horizontais e verticais como comerciais e habitacionais.
Os condomínios sustentáveis normalmente já são projetados antes mesmo da conclusão do projeto. Porém, nada impede de condomínios já existentes se tornarem sustentáveis.
Como tornar um condomínio sustentável?
Existem várias maneiras de ajudar o meio ambiente em condomínios. Uma questão interessante é que praticamente todas as atitudes sustentáveis em condomínios também geram uma certa economia para os condôminos. Essa economia pode ser de forma direta ou até mesmo indiretamente. Em muitos casos se tem uma diminuição no valor do condomínio ou na conta de água e luz.
Coleta seletiva
O lixo gerado em condomínios é enorme. Todos sabemos que uma grande parte desse lixo pode ser reciclado e muitas vezes não é. Um ato simples que promove a sustentabilidade é a coleta seletiva. Muitas cidades já contam com a coleta seletiva oferecida pelo poder público. Portanto, o dever do morador é separar cada tipo de lixo para ser destinado ao local correto para reciclagem. O condomínio deve contar com lixeiras específicas para cada tipo de resíduo.
Cores das lixeiras da coleta seletiva
Papel
Plástico
Vidro
Metal
Reutilização de água
Essa é uma ação realizada principalmente por condomínios verticais. A água tanto das chuvas como de pias ou ralos é armazenada de modo que ela tenha acesso às tubulações de descarga dos apartamentos. Portanto, a água utilizada nas descargas não faz parte da água potável que vem da empresa de tratamento de água. Essa água reutilizada é tratada para tirar o mau cheiro e impurezas, porém não tão filtrada a ponto de ser boa para o consumo. Além do uso para as descargas, se utiliza essa água também para regar as plantas do condomínio.
Energia Solar
O Brasil se caracteriza pela utilização de hidrelétricas e em casos de seca termelétricas. Algo que agora está se popularizando no país é a utilização de placas fotovoltaicas para a produção de energia através da luz solar. Um condomínio sustentável utiliza placas solares em cada casa (no caso de condomínios horizontais) ou no topo de prédios. Essa energia gerada supre as necessidades das residências ou até mesmo das áreas comuns do condomínio. Os benefícios dessa ação são enormes, pois ajuda o meio ambiente por ser uma forma de geração de energia com poluição zero e permite uma economia de dinheiro no pagamento da conta de energia. Com o tempo as placas solares no Brasil estão se tornando mais baratas, assim viabilizando a implantação desse projeto nos condomínios.
Horta comunitária
Você já pensou em ter uma horta comunitária? Essa é uma maneira muito interessante de preservar o meio ambiente e aliar isso a uma melhora na saúde dos moradores. Existem vários benefícios da horta comunitária. É possível colher alimentos orgânicos livres de agrotóxicos. O cuidado coletivo que uma horta comunitária necessita, promove uma maior integração entre os moradores. Portanto, beneficia a socialização da comunidade. Em um mundo tão agitado como o atual, momentos de lazer e distração fazem bem para a mente e em muitos casos funciona até como terapia. Fale sobre a criação de uma horta comunitária para o seu síndico!
Que tal transformar seu condomínio em um condomínio sustentável?