Saiba o que é um Síndico Profissional

Publicado por Bruno Moura

Saiba o que é um Síndico Profissional

2 min leitura

A contratação de um síndico profissional em condomínios está cada vez mais comum, e existem diversos motivos para isso. Mas esse profissional não é muito diferente dos síndicos moradores, ele apenas é eleito por assembleia para administrar o condomínio, mas que não é um condômino.

É como uma espécie de trabalhador autônomo, geralmente atua em mais de um condomínio ao mesmo tempo, revezando-se entre os empreendimentos.

Ser um síndico profissional pode ser uma alternativa para quem está desempregado. Mas para atuar como prestador de serviço, como observam especialistas, é preciso dedicação.

A rotina desse síndico se divide entre duas situações: visitas e planejamento. As visitas ao condomínio costumam ocorrer semanalmente, conforme o acordo feito na contratação. Já os momentos de planejamento são feitos no escritório ou na casa do profissional.

Segundo a lei, o mandato não pode ultrapassar dois anos, mas pode ser renovado através de uma assembleia de reeleição. O Conselho do condomínio é o responsável por coordenar e cobrar a atuação do encarregado.

O síndico profissional supre um problema que aflige milhares de condomínios Brasil à fora: moradores que não têm tempo, conhecimento ou até mesmo interesse de atuar como síndico.

As obrigações de um síndico profissional são as mesmas de um síndico morador.

Responsabilidades

  • Administrar o condomínio;
  • Cuidar e gerenciar os fundos de reserva;
  • Lidar com as demandas dos moradores e mediar conflitos;
  • Organizar o cronograma de obras e manutenções;
  • Fiscalizar a inadimplência e as ações judiciais do condomínio;
  • Organizar as reuniões de assembleia e garantir que os moradores sejam notificados;
  • Coordenar a equipe de funcionários contratados e terceirizados;
  • Garantir a organização e preservação das áreas comuns do condomínio, como salão de festas e piscinas.

E para você que se interessou nesse ramo é bom se atentar a algumas dicas. É importante ter um bom relacionamento com os moradores, conhecer bem o regulamento do condomínio, ser organizado, conhecer o condomínio e saber se comunicar. Saiba que é um trabalho de muita responsabilidade e deve ser levado a sério.